MATTOS FILHO FARIA LIMA
ARQUITETURA & DESIGN DE INTERIORES
O Mattos Filho Faria Lima surgiu com a necessidade de substituir o espaço existente: um escritório para o atendimento de clientes.
Assim como a sede principal na Paulista e do escritório no Rio de Janeiro, o projeto Mattos Filhos Faria Lima mantém o padrão dos trabalhos anteriores mas avança em diversas soluções.
O novo espaço, com 1.500m², necessitava equilibrar sem interferências um atendimento extremamente personalizado com um fluxo intenso de pessoas durante eventos especiais.
Na entrada do escritório, ao sair dos elevadores, o cliente não se depara com um balcão de recepção. Ele acessa o hall social, onde as secretarias já encaminham os visitantes para as respectivas salas de reunião, poupando a necessidade de uma sala de espera convencional. Cada pessoa é recebida de maneira personalizada num ambiente minimalista.
Uma grande circulação interliga todos os ambientes do andar: Hall social, salas de reunião, foyer, auditório para 180 pessoas, banheiros, hall de serviço, cozinha, copa, áreas técnicas.
Já a demanda por um auditório para 180 pessoas com foyer surgiu da necessidade em oferecer palestras para os clientes com todos os recursos tecnológicos como telão, som, internet, mesas removíveis e cadeiras empilháveis.
Em conjunto com esse espaço e o intenso fluxo temporário gerado, um foyer generoso tanto prepara os convidados para o início das palestras quanto, nos intervalos, está pronto para oferecer um bufê. Para uma operação desse porte, uma cozinha praticamente industrial se fez necessária, apoiando tanto o bufê do foyer quanto o catering que serve todas as salas de reunião com café e lanches, além do ocasional almoço para 120 pessoas durante as reuniões de conselho.
Um outro destaque é a flexibilidade que as divisórias retráteis oferecem ao espaço, permitindo a disposição de até 04 salas de reunião multiuso com 20 lugares cada.
Os materiais utilizados estão em sintonia com os outros projetos desenvolvidos para o Mattos Filho: travertino romano no piso, madeira nas portas e tampos, granitos, vidro canelado e equipamento acústico especial são alguns destaques. Todos os móveis foram desenhados pelo escritório de maneira a responder a demandas específicas de cada ambiente e esconder de maneira mais racional o excesso de fios e cabos de todos os aparelhos, em sintonia com o tom minimalista.
São Paulo | 2018 | 2330 m²
Kiko Salomão Arquitetura
Fotografias: Fran Parente
Texto: Manuel Sá