TIFFANY FARIA LIMA
ARQUITETURA & DESIGN DE INTERIORES
O projeto da primeira Tiffany no Brasil veio da demanda do cliente, que, analisando uma loja existente na Haddock Lobo, entrou em contato com o escritório, durante um feriado da cidade.
O escritório, compreendendo que a localização proposta possuía algumas restrições construtivas, sugeriu através de uma análise técnica, a mudança para que a loja fosse construída no Shopping Iguatemi.
Após uma longa negociação, a proposta deu certo. Com uma entrada principal independente, na fachada principal do shopping voltado para a Faria Lima, o escritório então ficou responsável pela arquitetura, traduzindo o projeto vindo dos Estados Unidos para os padrões brasileiros, organização das normas da loja, além da contratação da construtora, e gerenciamento de todas as disciplinas complementares.
Uma obra com mais de 500m² e um prazo curtíssimo: de janeiro a abril.
Uma das diversas condições do projeto, a porta independente do fluxo interno do shopping e com acesso pela calçada, é padrão da Tiffany.
A logística complexa que envolveu iluminação vinda da Europa, caixilhos especiais com vidros vindos dos Estados Unidos e todos os outros projetos complementares, com uma margem de erro de poucos centímetros, deu certo.
Com atendimento personalizado e com os típicos balcões com peças expostas e com uma fachada que traz alguns elementos do prédio de Nova York, a obra foi entregue no prazo. A relação da loja com a rua é direta e ao mesmo tempo sutil, criando assim uma rota essencial para esse comércio na cidade.
São Paulo | 2001 | 500 m²
Kiko Salomão Arquitetura
Texto: Manuel Sá